quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Formação Contínua dos Professores e a Componente não Lectiva de estabelecimento

Neste momento existem muitos professores que, para além de terem um horário completamente preenchido com a componente lectiva, componente não lectiva de estabelecimento e ainda as horas supervenientes, têm de participar numa acção de formação.

Gostaria de relembrar todos os colegas o que diz a alínea n) - ponto 1 - do artigo 6.º do Despacho n.º 19117/2008 de 17 de Julho:

6.º - Componente não lectiva de trabalho a nível de estabelecimento

1 — Inclui -se na componente não lectiva a nível de estabelecimento todo o trabalho que não seja lectivo nem integre a componente não lectiva individual, designadamente:

(…)

n) Frequência de acções de formação contínua que incidam sobre conteúdos de natureza científico-didáctica com estreita ligação à matéria curricular que lecciona, bem como as relacionadas com as necessidades de funcionamento da escola definidas no respectivo projecto educativo ou plano de actividades, sempre que decorram fora dos períodos de interrupção das actividades lectivas, caso em que serão deduzidas na componente não lectiva de estabelecimento a cumprir pelo docente no ano escolar a que respeita.

Não deixem de solicitar esta dedução da componente não lectiva de estabelecimento que é um direito que temos.

5 comentários:

  1. Bom dia!
    Estou a frequentar um mestrado em avaliação pedagógica.
    As horas desta formação também podem ser incluidas noDespacho n.º 19117/2008 de 17 de Julho?

    Rui Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Colega,

    Julgo que pode solicitar ao abrigo da alínea f) ("A realização de estudos e de trabalhos de investigação que entre outros objectivos visem contribuir para a promoção do sucesso escolar e educativo") do artigo 82º do ECD a dispensa da componente não lectiva a nível do estabelecimento de ensino.

    José Marques

    ResponderEliminar
  3. Caro colega, fiz o pedido tal como sugeriu, mas infelizmente levei um rotundo não.
    Haverá outra solução?
    Rui Fonseca

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de saber uma coisa: Sou formadora e gostaria de saber se é possivel ter componente nao lectiva no meu horário

    ResponderEliminar