Foi publicado hoje a Portaria n.º 1317/2009. D.R. n.º 204, Série I de 2009-10-21 que estabelece um regime transitório de avaliação de desempenho dos membros das direcções executivas, dos directores dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e, bem assim, dos directores dos centros de formação de associações de escolas
Gostaria de realçar o seguinte:
A avaliação do desempenho dos docentes abrangidos pela presente portaria é efectuada mediante a ponderação do seu currículo
- Habilitações académicas — 10 %;
- Habilitações profissionais — 25 %;
- Formação profissional — 25 %; (não interessa a classificação só o n.º horas)
- Experiência profissional — 40 %.
Escala de avaliação (artigo 4º)
- Excelente — de 4,5 a 5 valores (Se convertida na escala de 10 - de 9 a 10 valores);
- Muito bom — de 4 a 4,4 valores (Se convertida na escala de 10 - de 8 a 8,8 valores);
- Bom — de 3 a 3,9 valores (Se convertida na escala de 10 - de 6 a 7,8 valores) - Para a generalidade dos professores esta escala é de de 6,5 a 7,9 valores.
- Regular — de 2 a 2,9 valores (Se convertida na escala de 10 - de 4 a 5,8 valores);
- Insuficiente — de 1 a 1,9 valores (Se convertida na escala de 10 - de 2 a 3,8 valores);
Vamos a um exemplo: Um professor que em termos dos parâmetros definidos tem sempre o número de pontos inferior (3 pontos*10% + 2 pontos*25% + 3 pontos*25% + (2*50% + 2*25% + 2*25%)*40% = 2,1) tem uma classificação regular porque a ponderação final dá 2,1 valores.
Então o parâmetro insuficiente só lá está para enfeitar?
A componente lectiva não é um parâmetro a considerar para a aplicação do Muito Bom ou Excelente?
Neste diploma mesmo que o membro da direcção executiva dê aulas este facto não é considerado.
E os objectivos onde entram?
E os objectivos onde entram?
RELATIVAMENTE A:
ResponderEliminar6 — Para efeitos do disposto em cada uma das subalíneas
da alínea anterior, o peso percentual ali referido é
calculado de acordo com a seguinte pontuação:
a) Subalínea i):
i) Mais de seis anos, atribuição de 5 pontos;
ii) Mais de três e até seis anos, atribuição de 4 pontos;
iii) Período de tempo correspondente a três anos, atribuição
de 3 pontos;
iv) Período de tempo inferior a três anos, atribuição de
2 pontos;
Considero que os Directores com 4 anos deveriam ter cotação máxima: "apanharam" com todas as mudanças que se conhecem.
Por outro lado, esta avaliação não premeia que se dedicou à Escola, deixando para trás os mestrados e doutoramentos... alguns até iniciados, mas a "absorvência" do cargo não permitiu a sua conclusão.
Sou Directora e vou ter Regular.
Na minha Escola NENHUM professor foi avaliado abaixo de BOM.
Vamos a outro exemplo:
ResponderEliminarUm professor integrou uma Comissão Executiva Instaladora na qualidade de vice-presidente, eleita pelos seus pares (ainda antes do DL75).
Leccionou uma turma e fez o trabalho no órgão de gestão. Tem como habilitações académicas um bacharelato. Não é titular. Nunca tinha estado nos órgãos de gestão. Não tem formação específica na área da gestão e administração escolar. A escola não solicitou avaliação externa nem fez avaliação interna.
Primeira contradição: esse professor não pode ser Coordenador de Departamento ou de Ciclo pois não é titular. Mas pode integrar um órgão de gestão como vice-presidente, com palavra e voto no Conselho Executivo (ao contrário do que agora acontece, ao abrigo do DL75 em que o Director decide unilateralmente).
Aplicando os parâmetros pelo máximo que ele poderá obter (3 pontos*10% + 2 pontos*25% + 5 pontos*25% + (2*50% + 5*25% + 2*25%)*40% = ) tem uma classificação regular porque a ponderação final dá 2,97 valores.
Se a escola tivesse feito avaliação interna teria 2,98
Se a escola tivesse sido sujeita a avaliação externa (Suficiente) teria 2,99
Se a escola tivesse sido sujeita a avaliação externa (Bom) teria 3
Ou seja, chegará a Bom, à tangente.
Entretanto um colega teve duas aulas assistidas e uma flores em papel A4 e tem Muito Bom, quando não Excelente!!!
O regabofe total. A incompetência do ME.
Ninguém repara nisto, para além dos professores???
Manoel
ORA AÍ ESTÁ!
ResponderEliminarComo directora tudo fiz para que ninguém fosse avaliado com classificação inferior a BOM.
E, de facto todos os professores ou tiveram Excelente, ou MTO BOM , ou BOM!
Os Directores que tiveram 4 anos de torrentes legislativas... têm REGULAR??
SOMOS LIXO?