sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A Revisão da Estrutura Curricular apresentada leva ao desaparecimento, no mínimo, de 6770 horários

Atualização em 17/12/2011 às 11:30 - Faltavam contabilizar 2 tempos no 5º e 6º ano pela existência de uma equipa de 2 professores

Segundo a proposta apresentada existirá um decréscimo de segmentos de 45 minutos (que designarei por horas) por ano escolar (do 5º ao 12º).

Comparando os vários anexos da proposta verifica-se que só pelo desaparecimento de algumas horas em cada ano (do 5º ao 12º) desaparecerão entre 2546 3270 e 2975 3699 horários.

Nota: Considerei todas as turmas com 28 alunos e que a componente letiva de todos os docentes é 22 horas.

Desta análise que é minimalista (coloquei as turmas no seu máximo e também os horários dos docentes) acrescenta-se o desaparecimento do par pedagógico de EVT que segundo os dados do Arlindo no mínimo desaparecerão 50% dos horários de EVT, o que leva ao desaparecimento de mais 3500 horários (entre professores do quadro e contratados).

Destes dados conclui-se que desaparecerão, no mínimo, 6000 6770 horários.

2 comentários:

  1. A sua abordagem, baseada nas horas turma, não faz sentido para calcular as perdas de horários dos professores. Por exemplo, no 5º ano os professores não perdem 3 horas por turma, mesmo descontando os EVTs, perdem pelo menos de 5 horas directas (4 horas no EA e 1 hora na FC)por cada turma. A que se vão jundar horas indirectas mais difíceis de contabilizar (projectos, APAs,cargos, ...em que as horas estão dententro da componente lectiva), o próprio impacto resultante do número de alunos por turma aumentar, ao diminuir o número de turma diminui também o número de horas atribuído ás direcções de turma, ...

    Parece-me que os seus números podem ser bem diferentes se levar em conta algumas destas variáveis.

    ResponderEliminar
  2. Caro(a) anónimo(a),
    Obrigado!
    Tem toda a razão faltam 2 tempos de Estudo Acompanhado (devido à equipa de 2 professores).
    Já retifiquei a tabela e o título do post.
    José Marques

    ResponderEliminar