quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Exames Nacionais 2010

Foi hoje publicado o Despacho n.º 1860/2010. D.R. n.º 18, Série II de 2010-01-27 do Ministério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação que estabelece o calendário dos exames nacionais para o ano de 2010

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Isto é primordial!

CONTAGEM INTEGRAL DO TEMPO DE SERVIÇO

A contagem integral do tempo de serviço deverá ser um princípio intocável para efeitos de posicionamento e progressão na carreira. A FENPROF considera que o tempo de serviço prestado pelos professores e educadores não se negoceia, conta-se! No entanto, dada a dimensão do tempo que tem sido perdido pelos professores, nomeadamente decorrente dos regimes transitórios estabelecidos entre carreiras, para além do que, por lei, não foi considerado entre 29 de Agosto de 2005 e 31 de Dezembro de 2007, a FENPROF manifesta disponibilidade para negociar um processo faseado de recuperação deste tempo de serviço efectivamente prestado pelos professores.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Concurso português no estrangeiro - República de África do Sul, Namíbia e Suazilândia

Foi hoje publicado o Aviso n.º 1100/2010. D.R. n.º 11, Série II de 2010-01-18 (Ministério da Educação - Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação) que inicia o concurso de recrutamento para o exercício de funções docentes de ensino português no estrangeiro

Concurso de recrutamento para o exercício de funções docentes de ensino português no estrangeiro, para o ano escolar de 2010, na República de África do Sul, Namíbia e Suazilândia.

O presente aviso será divulgado nos sítios da DGRHE e do GEPE

Aberto o concurso pelo prazo de cinco dias úteis a contar do dia seguinte à publicação do presente aviso (até 25 de Janeiro de 2010).

Concurso rege -se pelo diploma referido no n.º 1, pelo Decreto Regulamentar n.º 13/2006, de 11 de Agosto, aplicável por força do disposto no n.º 3 do artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 165 -C/2009, de 28 de Julho, e, ainda, pelo disposto no presente aviso.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A carreira docente e sua evolução

“Esquecendo o congelamento” (de 31 de Agosto de 2005 a 31 de Dezembro de 2007)

Partindo do princípio que apenas sou “bom” professor

E que me vai sair a sorte grande quando progredir do 4º para o 5º escalão e do 6º para o 7º escalão (não terei “atrasos”)

Só consigo chegar ao TOPO DE CARREIRA com tiver 41 anos e 4 meses e 2 dias de serviço.

Já que as tabelas estão na moda deixo aqui mais uma:



segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Novos elementos CCAP

Saiu hoje os despachos: Despacho n.º 645/2010. D.R. n.º 6, Série II de 2010-01-11 e Despacho n.º 646/2010. D.R. n.º 6, Série II de 2010-01-11 que designam 2 novos elementos para o conselho científico para a avaliação de professores (CCAP) em substituição de outros 2 que cessam as suas funções neste orgão.

Em representação da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) entra o educador de infância Luís Alberto da Gama Freixo Silva Ribeiro e sai a educadora de infância Alexandra Castanheira Rufino Marques.

Em representação do Conselho das Escolas entra professores o professor Domingos Ferreira Pereira dos Santos, director da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras e sai o professor Rogério Conceição Bacalhau Coelho, ex -director da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, em Faro.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Onde está MLR?

A ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foi nomeada, quinta-feira, pelo primeiro-ministro, José Sócrates, para a presidência do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Ler mais

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vamos gastar mais uns “dinheiritos”

Com estes NÍVEIS DE SATISFAÇÃO e estas DISTINÇÕES e não existindo mau funcionamento dos concursos não se compreende estes gastos (Despacho n.º 275/2010. D.R. n.º 3, Série II de 2010-01-06) com a aquisição dos serviços de implementação, execução, manutenção evolutiva e operacionalização da plataforma do sistema interactivo de BackOffice e FrontOffice da DGRHE.

Refere o despacho que esta aplicação é:

“…destinada a apoiar as diversas atribuições prosseguidas por essa Direcção-Geral e não somente a tramitação dos concursos de colocação de professores.”

Mais adiante diz o despacho:

“1) … compreenderá designadamente as seguintes prestações:

a) Concursos de selecção e recrutamento do pessoal docente da educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário, no âmbito do Decreto -Lei n.º 20/2006, de 31 de Janeiro, na redacção introduzida pelo Decreto -Lei n.º 51/2009, de 27 de Fevereiro, para os anos lectivos de 2010 -2011 a 2013 -2014;

b) Concursos para o exercício de funções docentes de ensino português no estrangeiro, em regime de contrato, nos termos do Decreto –Lei n.º 165 -C/2009, de 28 de Julho, incluindo a selecção de licenciados para os PALOP e Timor, a realizar para os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, para os anos lectivos de 2010 -2011 a 2013 -2014;

c) Concursos destinados à contratação dos técnicos que asseguram o desenvolvimento das actividades de enriquecimento curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino básico nos agrupamentos de escolas da rede pública, nos termos do Decreto -Lei n.º 212/2009, de 3 de Setembro, para os anos lectivos de 2010 -2011 a 2013 -2014;

d) Concursos no âmbito do Decreto -Lei n.º 35/2007, de 15 de Fevereiro, para os anos lectivos de 2010 -2011 a 2013 -2014;

e) Concursos de professores para as escolas do ensino artístico especializado ao abrigo da Portaria n.º 942/2009, de 21 de Agosto;

f) Manutenção evolutiva dos serviços referentes aos concursos referidos nas alíneas a) a d), a decorrer, referentes ao ano lectivo de 2009 -2010, incluindo, entre outros, o concurso de ensino de português no estrangeiro para a África do Sul, Namíbia e Suazilândia ao abrigo do Decreto –Lei n.º 165/2006, de 11 de Agosto.”

Não se referem estas alíneas única e exclusivamente a concursos?

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mais uma “Comissãozita”

Foi hoje publicado o Despacho n.º 100/2010. D.R. n.º 2, Série II de 2010-01-05 (Ministério da Educação - Gabinete da Ministra) onde é criada a Comissão de Acompanhamento do Programa Mais Sucesso Escolar

“2 — A Comissão de Acompanhamento é composta pelos seguintes membros:

a) Prof. Doutor José Cortes Verdasca, director regional de Educação do Alentejo e mestre Maria Alexandra Castanheira Rufino Marques, directora -geral da Direcção -Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), que coordenam a Comissão;

b) Dois representantes da DGIDC, responsáveis pelo acompanhamento das escolas que adoptaram modelos organizacionais híbridos, e um representante da direcção regional de educação da respectiva área de intervenção de cada escola;

c) Dois representantes do Agrupamento de Escolas do Campo Aberto, responsáveis pelo acompanhamento das escolas que adoptaram modelos baseados na metodologia organizacional Fénix e um representante da direcção regional de educação da respectiva área de intervenção de cada escola;

d) Dois representantes da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz, responsáveis pelo acompanhamento das escolas que adoptaram modelos baseados na metodologia organizacional Turma Mais e um representante da direcção regional de educação da respectiva área de intervenção de cada escola.

3 — À Comissão de Acompanhamento compete assegurar:

a) O cumprimento do contrato celebrado entre os agrupamentos/escolas não agrupadas e as respectivas direcções regionais de educação;

b) O acompanhamento técnico e pedagógico dos agrupamentos/escolas não agrupadas envolvidos no Programa;

c) A articulação entre os agrupamentos/escolas não agrupadas e a instituição de ensino superior escolhida para proceder ao acompanhamento científico em função do respectivo modelo de tipologia.

(...)

6 — As escolas com contrato celebrado no âmbito do Programa, de acordo com a alínea l) do n.º 2 do artigo 3.º do capítulo II do anexo ao edital Mais Sucesso Escolar, poderão solicitar o acompanhamento científico dos respectivos projectos pelas seguintes instituições de ensino superior:

a) Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica do Porto, Tipologia Fénix;

b) Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora, Tipologia Turma Mais;

c) Centro de investigação a definir pela DGIDC para acompanhar as escolas híbridas."